Avaliações do SPAECE / 2012
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| Diretora Helena Mota, Coordenadoras Pedagógicas Conceição Lemos e Toinha Bezerra |
Entre os períodos 19 a 22
de novembro de 2012, foram aplicadas as avaliações do SPAECE no
ensino médio e de 03 a 07 de dezembro do corrente ano, foram
aplicadas no ensino fundamental as Avaliações Externas do Sistema
Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará –
SPAECE, promovido pela Secretaria de Educação do Ceará.
Na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Manoel Carloto Pinheiro na sede de Jaguaretama, o
SPAECE foi aplicado nas turmas do 2º, 5º, 9º anos e na educação
de jovens e adultos 2º segmento, onde são avaliadas as competências
e habilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O SPAECE foi criado há 20
anos. A partir de 2007 a Secretaria de Educação do Estado - SEDUC
ampliou sua abrangência, instituindo a Avaliação da Alfabetização
e expandindo a Avaliação do Ensino Médio para as três anos, de
forma censitária.
Esse ano letivo de 2012, o
SPAECE trouxe novidades. As turmas de crianças do 2º ano do ensino
fundamental contará com seis modelos de cadernos de testes, além
disso, haverá duas versões desses cadernos para todos os níveis de
ensino: Ampliada e Braille.
No entanto, para os alunos
do 3º ano, do ensino médio, também houve algumas mudanças. As
avaliações das duas disciplinas estão em convergência com a
proposta da Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino
Médio - ENEM/MEC, recebendo a denominação de Testes de Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Foi inserida ainda a
aplicação da avaliação de Redação, bem como de avaliações
para as áreas de Ciências da Natureza nas disciplinas de Física,
Química e Biologia, de Ciências Humanas em História, Geografia,
Filosofia e Sociologia.
O SPAECE passou a ter três
vertentes, tais como: avaliação da alfabetização do ensino
fundamental, SPAECE-ALFA - 2º ano, avaliação do ensino fundamental
– 5º, 9º anos e avaliação de jovens e adultos 2º segmento,
além da avaliação do ensino médio - 1º, 2º e 3º anos.
No mesmo período ainda
foram aplicados questionários contextuais, investigando dados
socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática
dos professores e diretores.
A avaliação tem como
objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica do estado do
Ceará e subsidiar a implementação de ações de intervenção e
monitoramento com foco no ensino e aprendizagem, docente e discente,
respectivamente.
Jaguaretama-CE., 10 de
dezembro de 2012.
Prof. Rubens Lima
Editor do blog:
http://escolacarlotopinheiro.blogspot.com.br

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