segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SPAECE / 2012

Avaliações do SPAECE / 2012
Diretora Helena Mota, Coordenadoras Pedagógicas Conceição Lemos e Toinha Bezerra
Entre os períodos 19 a 22 de novembro de 2012, foram aplicadas as avaliações do SPAECE no ensino médio e de 03 a 07 de dezembro do corrente ano, foram aplicadas no ensino fundamental as Avaliações Externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará – SPAECE, promovido pela Secretaria de Educação do Ceará.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carloto Pinheiro na sede de Jaguaretama, o SPAECE foi aplicado nas turmas do 2º, 5º, 9º anos e na educação de jovens e adultos 2º segmento, onde são avaliadas as competências e habilidades nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O SPAECE foi criado há 20 anos. A partir de 2007 a Secretaria de Educação do Estado - SEDUC ampliou sua abrangência, instituindo a Avaliação da Alfabetização e expandindo a Avaliação do Ensino Médio para as três anos, de forma censitária.
Esse ano letivo de 2012, o SPAECE trouxe novidades. As turmas de crianças do 2º ano do ensino fundamental contará com seis modelos de cadernos de testes, além disso, haverá duas versões desses cadernos para todos os níveis de ensino: Ampliada e Braille.
No entanto, para os alunos do 3º ano, do ensino médio, também houve algumas mudanças. As avaliações das duas disciplinas estão em convergência com a proposta da Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/MEC, recebendo a denominação de Testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Foi inserida ainda a aplicação da avaliação de Redação, bem como de avaliações para as áreas de Ciências da Natureza nas disciplinas de Física, Química e Biologia, de Ciências Humanas em História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
O SPAECE passou a ter três vertentes, tais como: avaliação da alfabetização do ensino fundamental, SPAECE-ALFA - 2º ano, avaliação do ensino fundamental – 5º, 9º anos e avaliação de jovens e adultos 2º segmento, além da avaliação do ensino médio - 1º, 2º e 3º anos.
No mesmo período ainda foram aplicados questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
A avaliação tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica do estado do Ceará e subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco no ensino e aprendizagem, docente e discente, respectivamente.
Jaguaretama-CE., 10 de dezembro de 2012.

Prof. Rubens Lima
Editor do blog: http://escolacarlotopinheiro.blogspot.com.br

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