quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curso Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital

-->
Conclusão do Curso Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital – Maio a Novembro/2012

Cursista Diretora Helena Mota

Cursista Prof. Rubens Lima
A Diretora Helena Mota e o Prof. Rubens Lima, ambos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carloto Pinheiro, participaram com aproveitamento satisfatório do Curso Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital promovido em parceria com o Ministério das Comunicações, Ministério da Ciência e Tecnologia e o Instituto IDEAR do Estado do Ceará.
O Instituto Idear promove a inclusão sócio-digital em organizações públicas e privadas buscando ampliar o acesso à informática nas comunidades de menor poder aquisitivo, levando o mundo digital a escolas, bibliotecas, casa do trabalhador, à cadeia pública e até mesmo tribos indígenas.
Essa formação contemplou profissionais da escola que funciona o Telecentro Comunitário, buscando capacitar esses profissionais, para melhor uso e aproveitamento do Telecentro Comunitário, pela comunidade escolar e local, visando a inclusão digital, especialmente das pessoas que menos tem acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC em virtude do menor poder aquisitivo.
O Curso Rede Nacional de Formação para Inclusão digital, dividiu-se em duas fases, tais como: primeira fase iniciou-se em 15 de maio a 15 de julho de 2012, já a segunda fase começou em 15 de julho com término em 15 de novembro do corrente ano.
A primeira fase do curso, objetivava dos profissionais cursistas conhecer melhor a sua comunidade em que está inserida o Telecentro Comunitário, para direcionar um trabalho de modo a contemplar satisfatoriamente com a inserção das novas tecnologias da informação e comunicação.
A segunda fase do curso buscava dos cursistas a elaboração de um Projeto Comunitário, em que fosse trabalhado no Telecentro Comunitário para a comunidade escolar e local.
Para a elaboração do Projeto Comunitário, os cursistas participavam dos fóruns, além de fazer a leitura das seis zonas temáticas, tais como: Telecentro, Comunidade, Comunicação Comunitária, Inclusão Digital, Redes e Cultura Digital.
Dentre essas seis zonas temáticas, o cursista escolhia uma para elaborar o Projeto Comunitário para a sua comunidade. Depois de elaborado o Projeto Comunitário seria colocado em prática, pois o objetivo do curso é usar adequadamente o Telecentro Comunitário, para fazer a inclusão digital das pessoas mais carentes e que menos tem acesso a essas tecnologias de informação e comunicação.
O Projeto foi redimensionado na sua elaboração pelos cursistas Helena Mota e Rubens Lima, o qual já vinha sendo efetivamente aplicado desde 2011, pelo Prof. Rubens Lima no Telecentro Comunitário com a comunidade escolar e local.
Vale destacar, que o referido Projeto Comunitário cujo tema é: “O aluno conhecendo o computador e a internet como ferramentas educacionais essenciais para a construção do conhecimento” foi apenas redimensionado pelos cursistas, o qual já vinha sendo efetivado no Telecentro Comunitário da Escola Carloto Pinheiro.
Os cursistas Helena Mota e Rubens Lima, ressaltaram que foi um curso riquíssimo, pela quantidade de informações além de novos conhecimentos adquiridos sobre as novas tecnologias de informação e comunicação – TIC, que muito contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas na disciplina de informática.
É fundamental frisar que a disciplina de informática, mesmo sendo facultativa, a sua implementação na grade curricular da escola é de suma importância, pois as inovações na área educacional, ocorre com a dimensão do conhecimento não só das disciplinas obrigatórias bem como das facultativas.
Pois, a escola exerce o papel fundamental na sua função social de realizar a inclusão digital com novas aprendizagens significativas, que muitas vezes, se dá com a rede mundial de computadores – internet, interagindo com o discente, de modo que, ele se aproprie do conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação – TIC.
Os gestores educacionais em todas as instâncias do Pode Público, devem lutar para implantar em toda escola um Laboratório de Informática, conectado com a rede mundial de computadores – internet, de modo, que viabilize o uso dessas novas tecnologias, que tem contribuído demais com a aprendizagem não só do aluno bem como dos demais profissionais da educação.
Relegar o ensino da informática nas escolas é o mesmo que negar o básico de conhecimento indispensável ao desenvolvimento do aluno, pois, além de não contribuir com a inclusão digital das pessoas mais humildes e a promoção de novas aprendizagens significativas no ambiente escolar não produzem resultados satisfatórios.

Prof. Rubens Lima
Editor do Blog: http://escolacarlotopinheiro.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário