REGULAMENTO
GERAL DA GINCANA CULTURAL DA E.M.E.F.MANOEL CARLOTO PINHEIRO -2013
1.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1
Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA da Escola Carloto
Pinheiro e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída
pela direção e coordenação da escola. O mesmo será publicado no blog da escola (escolacarlotopinheiro.bogsport.com)
A Gincana 2013 da Escola Carloto Pinheiro que tem por tema “POR UMA ESCOLA DE PAZ) executada
no dia 07 de março nos turnos manhã e
tarde.
1.2
A escola realizará esta gincana em comemoração aos 25 anos de sua
fundação,propiciando situações que integram alunos, servidores,promovendo
recreação despertando o espírito de competição sadia e
conscientizando-os,quanto ao zelo do patrimônio escolar.
1.3
A Gincana envolverá os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã e
tarde, sendo as equipes formadas por turmas dos respectivos turnos.
1.4
Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas
às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento
deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do
mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
1.5
O Evento será composto em sua totalidade por : Comissão Organizadora (direção e
coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores
(professores), Equipe de apoio (funcionários da secretaria), Lideres das
equipes e as Equipes competidoras.
1.6
É
de responsabilidade da Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento
junto a Equipe de apoio, Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez
deverão divulgá-lo aos lideres da sua equipe e demais integrantes da mesma.
1.7
É
de responsabilidade dos Orientadores e Lideres das equipes a ampla divulgação
das provas, junto aos integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o
blog da escola, pois será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e
Equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.
1.8
Eventuais omissões deste Regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
2.
DA PARTICIPAÇÃO
2.1
As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Fundamental II.
2.2
É obrigatória a participação de todos os alunos na Gincana, salvo os casos em
que o pai e/ou responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que
estará sujeita a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora,
solicitar a não participação do aluno.
2.3
Cada equipe será identificada através de uma cor a ser sorteada na presença dos
Orientadores, devendo com isto procurar meios para identificação de seus
integrantes mediante a cor da equipe.
2.4
A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de
identificação das equipes .
2.5
Os pais e ou responsáveis, bem como demais pessoas da comunidade em geral só
poderão participar quando solicitados para a realização de alguma prova.
3.
DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A
gincana procura atender aos seguintes objetivos:
3.1
OBJETIVO GERAL:
Estimular
o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a
fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e
aprender a transcender.
3.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•
Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e
comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.
•
Exercitar a solidariedade, respeitando uns aos outros.
•
Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da
formação do cidadão;
•
Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
•
Desenvolver a imaginação criadora, nos mais variados tipos de arte como: música,
dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao pedagógico e promovendo a aprendazagem e novos conhecimentos.
•
Exercitar o espírito de liderança e motivação.
4.
DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA
A
Gincana abrange três dimensões:
4.1
Aprender a transcender.
4.2
Solidariedade.
4.3
Espírito competitivo.
5.
DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
A
gincana será executada no dia07 de março de 2013.
6.
DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS TAREFAS
6.1
O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares,
bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará
sob responsabilidade da Comissão Julgadora.
7.
DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
7.1
As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior números de pontos,
respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.
7.2 A Equipe CAMPEÃ será premiada
com um troféu.
8.
DA COMISSÃO ORGANIZADORA
8.1
Compõem a Comissão Organizadora:Catarina de Castro( Diretora),Mª do Socorro Vieira
(Coordenadora).
8.2 São atribuições da Comissão Organizadora:
•
Preparar o Regulamento;
•
Preparar as tarefas (antecipadas, surpresa, suplementares e especiais) da
gincana.
•
Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.
•
Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
•
Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
•
Estabelecer horário relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem
de chamada das equipes. .
•
Selecionar a equipe de jurados, que deverá ser formada por seis integrantes.
•
Divulgar o resultado final da Gincana
9.
COMISSÃO JULGADORA
Por
motivos de segurança os nomes dos integrantes desta comissão só serão
divulgados no dia das apresentações das provas.
9.1
São atribuições da Comissão Julgadora:
•
Determinar a pontuação a ser retirada da equipe que cometer qualquer infração
no regulamento.
•
Avaliar toda atividade desenvolvida pelas equipes, atribuindo nota de acordo
com o seu julgamento dentro do valor pré estabelecido para cada atividade.
10.
ORIENTADORES
Os
orientadores serão os professores dos alunos, divididos por equipes.
10.1
São atribuições dos orientadores:
•
Orientar as equipes em qualquer aspecto referente a gincana.
•
Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
•
Estar à disposição da equipe nos horários em que estiver na unidade escolar.
• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas. para melhor orientar as equipes
11.
EQUIPE DE APOIO
11.1
São atribuições da equipe de apoio:
• Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos aspectos que cercam a Gincana.
12.
LIDERES DE EQUIPES
12.1
São atribuições dos lideres de equipe:
•
Mantenham todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem
funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc.
•
Vocês que estão à frente de sua equipe devem ser os (as) primeiros (as) a
conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é arregaçar as mangas, não
desanimar diante da primeira dificuldade, não render-se diante do primeiro
obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser os (as) mais animados (as) de
todos. Avante!
13.
DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
13.1
Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira
a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo
tarefas a elas.
13.2
Respeitar o regulamento desta Gincana
Observação:
Somente
os Lideres das equipes terá acesso à
Comissão Organizadora, para dirigir dúvidas, quando da realização de tarefas
simultâneas de todas as equipes.
14.
DAS PENALIDADES
14.1
As equipes poderão perder pontos no caso de:
•
Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda
gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
•
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive
barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da
Comissão Organizadora e Julgadora).
•
Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
•
Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar
ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
•
Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que
fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem
do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
•
Não será permitido o uso de roupas transparentes, com barriga de fora, mini-saia,
shortinhos curto, decotes muito ousados pelos integrantes das equipes,
inclusive durantes as apresentações.
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